Ontem, dia 5 de maio, foi celebrado o Dia Mundial da Língua Portuguesa, uma data que, além de homenagear o nosso idioma, reconhece o papel da língua como ponte intercultural, instrumento de comunicação internacional e expressão de identidade coletiva.
A data foi inicialmente criada em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), organização intergovernamental que reúne nações que compartilham o português como idioma oficial.
Em 2019, o reconhecimento se tornou global: a UNESCO proclamou o 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa, reforçando sua relevância no cenário internacional.
Ao contrário do que muitos acreditam, o português não é falado apenas no Brasil e em Portugal, mas sim por mais de 265 milhões de pessoas, sendo a língua mais falada do hemisfério sul. Seu alcance geográfico e cultural é impressionante: está presente oficialmente em nove países, espalhados por quatro continentes:
A pesar de Macau não ser um país, mas sim uma região autônoma da China, sua língua oficial também é o Português.
O português, além de ser uma língua com muitos adeptos, é também uma das mais relevantes na comunicação internacional. Está presente nos mais diversos cenários diplomáticos, científicos, literários e, artísticos e culturais.
Segundo a própria UNESCO, os dias consagrados às línguas ajudam a promover o multilinguismo — um valor central das Nações Unidas. Celebrar a língua portuguesa é também reforçar a importância da tolerância, do respeito às diferenças culturais e da unidade na diversidade.